O Papa Bento XVI enviou ao Prepósito Geral da Ordem dos Clérigos Regulares Somascos, padre Franco Moscone, uma mensagem por ocasião do Jubileu dos 500 anos da libertação do cárcere do fundador da Ordem, São Jerônimo Emiliano.
"O exemplo luminoso de São Jerônimo Emiliano, definido pelo Beato João Paulo II 'leigo animador de leigos', ajude a levarmos no coração toda a pobreza da nossa juventude, moral, física, existencial e, antes de tudo, a pobreza de amor, raiz de todo sério problema humano", disse.
Devido a acontecimentos familiares, São Jerônimo havia se tornado tutor de todos os seus netos órfãos. Foi assim que amadureceu a ideia de que a juventude, sobretudo aquela desfavorecida, não pode nunca ser deixada sozinha. "Para crescer sadia, é preciso um requisito essencial: o amor", escreve o Papa.
O carisma dos Somascos – a atenção à juventude e à sua educação humana e cristã – continua a ser compromisso da Igreja em todo o tempo e lugar. "É necessário que o crescimento das novas gerações seja alimentado não somente por noções culturais e técnicas, mas sobretudo pelo amor, que vence o individualismo e o egoísmo e torna os homens atentos às necessidades de cada irmão e irmã", indica Bento XVI.
Por fim, o Pontífice recorda que a Igreja do século XVI estava dividida pelo cisma protestante e á procura de uma séria reforma também no seu interior, capaz de oferecer novamente a santidade.
"O testemunho dos santos diz que é preciso confiar somente em Deus: as provações, de fato, tanto em nível pessoal quanto institucional, servem para aumentar a fé. Deus tem os seus planos, também quando nós não conseguimos compreender as suas disposições".
As celebrações do Ano Jubilar serão abertas em Veneza, em 25 de setembro, com a Missa na Basílica de São Marcos. Ao longo de um ano, haverá congressos históricos dedicados à figura e á espiritualidade do santo. O encerramento oficial do Ano acontece em Somasca, em 30 de setembro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário