sábado, 16 de julho de 2011

Jovens aprendem e podem ensinar sobre a comunicação

Nova geração. Estes foram os termos mais debatidos na manhã deste sábado, 16, no 1º Seminário de Comunicação para Bispos do Brasil, no Rio de Janeiro. Para o consultor educacional, Ricardo Chaves Quaresma, as últimas décadas, mergulhadas na tecnologia, podem ter deformado o caráter de muitos jovens, em detrimento das outras gerações.

“Houve uma não-formação do senso crítico, os laços familiares foram quebrados e gerou uma absorção de conteúdo de forma errada. As pessoas absorvem qualquer conteúdo na internet”, alerta.

Ricardo Quaresma recorda as palavras do Papa Bento XVI, na
mensagem do 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O Santo Padre mostrou preocupação com os perfis falsos, com mentiras que circulam na internet e que podem causar grandes prejuízos à humanidade. E pediu mais verdade e dignidade nos meios de comunicação. Concebido pelos estudiosos, o conceito da "Geração Y" nasce de uma nova sociedade.

“São os jovens de hoje, com  20, 25 anos, que cresceram com a cultura midiática. Se antes os meios de comunicação, como jornais, rádio, TVs, pertenciam a um grupo de pessoas, hoje a internet pertence a todos”, explica Padre Gildásio Mendes, filósofo e diretor da Universidade Católica Dom Bosco. Por isso, uma nova sociedade desperta, cheia de questionamentos, em meio a tanto volume de informações e tende a mudar seu comportamento e o futuro.

Fonte: Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário