quinta-feira, 6 de outubro de 2011

FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM MARRUÁS DOS ROSAS, PIRES FERREIRA, TERÁ INÍCIO SÁBADO, DIA 08/10.


Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida é um título católico dedicado a Maria, mãe de Jesus de Nazaré. A seu santuário localiza-se em Aparecida, no estado de São Paulo, e a sua festa é comemorada anualmente em 12 de outubro. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil.


O rio Paraíba, que nasce em São Paulo e deságua no litoral fluminense, era limpo e piscoso em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora Aparecida de suas águas. Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.
Imagem Original de Chico SanteiroDurante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a imagem, até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá erigiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros.Como o número de fiéis fosse cada vez maior, teve início em 1834 a construção da chamada Basílica Velha. O ano de 1928 marcou a passagem do povoado nascido ao redor do Morro dos Coqueiros a município e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.



Foto do rio onde foi encontrada a imagem A necessidade de um local maior para os romeiros era inevitável e em 1955 teve início a construção da Basílica Nova, que em tamanho só perde para a de São Pedro, no Vaticano. O arquiteto Benedito Calixto idealizou um edifício em forma de cruz grega, com 173m de comprimento por 168m de largura; as naves com 40m e a cúpula com 70m de altura, capaz de abrigar 45 mil pessoas. Os 272 mil metros quadrados de estacionamento comportam 4 mil ônibus e 6 mil carros. Tudo isso para atender cerca de 7 milhões de romeiros por ano.

Imagem de Nossa Senhora

PRIMEIROS MILAGRES








Imagem Original de Chico SanteiroMILAGRE DAS VELAS


Estando a noite serena, repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apagaram. Houve espanto entre os devotos, e Silvana da Rocha, querendo acendê-las novamente, nem tentou, pois elas acenderam por si mesmas. Este foi o primeiro milagre de Nossa Senhora. De repente o corpo do menino para de ser arrastado, enquanto a forte correnteza continua e o pai salva o menino.



Imagem Original de Chico SanteiroCAEM AS CORRENTES
Em meados de 1850, um escravo chamado Zacarias, preso por grossas correntes, ao passar pelo Santuário, pede ao feitor permissão para rezar à Nossa Senhora Aparecida. Recebendo autorização, o escravo se ajoelha e reza contrito. As correntes, milagrosamente, soltam-se de seus pulsos deixando Zacarias livre.



Imagem Original de Chico SanteiroO CAVALEIRO SEM FÉ
Um cavaleiro de Cuiabá, passando por Aparecida, ao se dirigir para Minas Gerais, viu a fé dos romeiros e começou a zombar, dizendo, que aquela fé era uma bobagem. Quis provar o que dizia, entrando a cavalo na igreja. Não conseguiu. A pata de seu cavalo se prendeu na pedra da escadaria da igreja ( Basílica Velha ), e o cavaleiro arrependido, entrou na igreja como devoto.

Imagem Original de Chico SanteiroA MENINA CEGA
Mãe e filha caminhavam às margens do rio Paraíba, quando surpreendentemente a filha cega de nascença comenta surpresa com a mãe : "Mãe como é linda esta igreja" (Basílica Velha).




Imagem Original de Chico SanteiroMENINO NO RIO
O Pai e o filho foram pescar, durante a pescaria a correnteza estava muito forte e por um descuido o menino caiu no rio e não sabia nadar, a correnteza o arrastava cada vez mais rápido e o pai desesperado pede a Nossa Senhora Aparecida para salvar o menino.


Imagem Original de Chico SanteiroO CAÇADOR
Um caçador estava voltado de sua caçada já sem munição, derepente ele se deparou com uma enorme onça. Ele se viu encurralado e a onça estava prestes a atacar, então o caçador pede desesperado a Nossa Senhora Aparecida por sua vida, a onça vira e vai embora


 








domingo, 25 de setembro de 2011

"Onde Deus está presente, existe esperança", afirma Bento XVI


Depois de quatro dias intensos na Alemanha, o Papa Bento XVI agradeceu a todos os que contribuíram com a realização da sua 21ª visita apostólica internacional e a terceira à sua terra natal. Durante o discurso diante do presidente do país, Christian Wulff, no aeroporto de Lahr, Bento XVI fez memória de todos os eventos que participou ao lado do povo alemão.
“Agradeço a todos por estes dias estupendos, por tantos encontros pessoais e pelos inumeráveis sinais de atenção e de estima que me manifestaram”, disse o Pontífice.
O Santo Padre lembrou os momentos vividos na cidade de Berlim, Erfurt, Eichsfeld e Friburgo que durante estes dias, receberam a atenção do mundo pelo entusiamo dos católicos e pelos fortes discursos proferidos pelo Pontífice.
“Encorajo a Igreja na Alemanha a continuar, com força e confiança, o caminho da fé, que faz as pessoas voltarem às raízes, ao núcleo essencial da Boa Nova de Cristo”, enfatizou.

domingo, 11 de setembro de 2011

Domingo, 11 de Setembro de 2011; 24º Domingo Comum

Evangelho (Mateus 18,21-35)
Evangelho (Mateus 18,21-35)

Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?”
22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados.
24Quando começou o acerto, levaram-lhe um que devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida.
26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo!’ 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida.
28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um de seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’.
29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei!’ 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia.
31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo.
32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’
34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida.
35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.

Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sábado, 10 de setembro de 2011

Bento XVI recorda tragédia de 11 de setembro e envia mensagem


Ao recordar os “acontecimentos sombrios de 11 de setembro de 2001, quando tantas vidas inocentes foram perdidas no brutal ataque às torres gêmeas do World Trade Center e nos ataques em Washington DC e Pensilvânia”, o Papa Bento XVI destacou que nenhuma circunstância pode justificar atos de terrorismo.
Na carta enviada ao Arcebispo de Nova York e Presidente da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos, Dom Timothy M. Dolan, o Papa salientou que cada vida humana é preciosa aos olhos de Deus e nenhum esforço deve ser poupado na tentativa de promover em todo o mundo o genuíno respeito e dignidade pelos direitos inalienáveis dos indivíduos e dos povos em todos os lugares.

“Uno-me a vós para recomendar as milhares de vítimas à misericórdia infinita de Deus Todo-Poderoso e em pedir ao Pai Celestial que continue a consolar os que choram a perda de entes queridos”, disse o Santo Padre.



Pátria e Bíblia: Nunca teremos uma Pátria de irmãos se não contarmos com a Palavra

Imagem de Destaque

O relacionamento fraterno constrói uma sociedade mais justa e saudável para todos. É a Palavra bíblica que educa as pessoas para o diálogo, para a relação fraterna e para uma Pátria verdadeiramente de paz. Não basta celebrar a Semana da Pátria e mês dedicado à Bíblia se não há comprometimento com a felicidade e a vida de todo o povo.

O Brasil tem experimentado diversos tipos de avanços. Em muitos deles não conseguimos sentir verdadeiros sinais de vida digna. O "Grito dos Excluídos" do Sete de Setembro ainda acontece de forma abafada, porque muita gente continua excluída, sem as condições reais de cidadania e de valores nos campos sociais, políticos e econômicos.
A Bíblia provoca atitudes de luta, de força em prol da justiça e de denúncia dos responsáveis pela prática das injustiças. Ela é como sentinela que aponta para direções justas. Seu objetivo é salvar a vida do povo. É a voz de Deus que vem importunar os mecanismos que favorecem determinados grupos privilegiados.
Nunca teremos uma Pátria de irmãos se não contarmos com os ensinamentos da Bíblia. Ela é Palavra de Deus que anuncia princípios de fraternidade, de honestidade, de transparência e de tudo que leva à vivência do bem. O país precisa garantir e cultivar a justiça para que seu povo tenha vida e liberdade plena.
Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo diocesano de São José do Rio Preto

Fé e Política: A Igreja insiste na participação dos fiéis

Imagem de Destaque
Os últimos Papas têm convocado os fiéis católicos para participar da política ativamente. Sabemos que a política correta é um meio forte de viver a caridade, pois visa ao bem comum, especialmente dos mais desamparados, doentes, pobres, desabrigados, sem escolas, entre outros. Na comemoração dos 150 anos de unidade da Itália o Papa Bento XVI fez um apelo para que os bispos incentivem os católicos a participar da vida pública. Disse: “A fé, de fato, não é alienação: são outras as experiências que contaminam a dignidade do homem e a qualidade da convivência social”.

O Santo Padre pediu aos bispos que estimulem os fiéis leigos a “vencer todo espírito de fechamento, distração e indiferença, e a participar em primeira pessoa na vida pública”, para construir uma sociedade que respeite plenamente a dignidade humana. Infelizmente criou-se entre nós católicos uma cultura perigosa de se afastar da política por ela ser exercida, muitas vezes, por corruptos e imorais. Ora, sabemos que há a boa política e também a politicagem; o político e o politiqueiro. Não podemos queimar a política por causa da politicagem, temos que afastá-los do poder por meio do voto. A Igreja insiste na participação dos fiéis na política.


Felipe Aquino

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Relativismo gera desespero e não produz sociedade livre, diz Papa


"Quando as políticas não presumem ou promovem valores objetivos, resultam em um relativismo moral que, ao invés de conduzir a uma sociedade que seja livre, justa e compassiva, tende a produzir frustração, desespero, egoísmo e um desrespeito pela vida e pela liberdade dos outros", ressaltou.

Os agentes políticos devem buscar urgentemente maneiras de manter a excelência na educação, promover oportunidades sociais e mobilidade econômica, analisar as formas de favorecer emprego a longo prazo e espalhar a riqueza de forma justa e muito mais amplamente a toda a sociedade, defendeu o Papa.

"Além disso, a promoção ativa dos valores essenciais de uma sociedade saudável, através da defesa da vida e da família, a educação moral dos jovens, e uma relação fraternal com  os pobres e os fracos, certamente ajudarão a reconstruir um positivo sentido de dever, na caridade, entre amigos e estranhos na mesma comunidade. Tenha a certeza de que a Igreja Católica em seu país está ansiosa para continuar a oferecer sua contribuição substancial para o bem comum através de seus departamentos e agências, de acordo com seus princípios próprios e à luz da visão cristã dos direitos e da dignidade da pessoa humana".

RCC promove Congressos Estaduais em São Paulo, Bahia e Ceará

O movimento da Renovação Carismática Católica (RCC) promove Congressos Estaduais em três estados brasileiros durante o mês de setembro. Confira a programação e saiba como participar dos encontros.


Ceará

O Congresso Estadual da RCC do Ceará deve reunir aproximadamente 2,5 mil pessoas entre os dias 9 e 11. As atividades serão realizadas na Faculdade Católica do Ceará, em Fortaleza. A programação terá início na sexta-feira, com formação dedicada aos líderes e coordenadores de Grupos de Oração do estado. Na noite do mesmo dia, uma missa marcará a abertura do Congresso para todo público. Durante o sábado e domingo acontecerão pregações, momentos de oração, animação e partilha sobre os projetos e rumos da RCC do Brasil.

Construção da Capela de S. João Bosco

A comunidade de Marruás dos Paiva deu início à construção da mais nova capela da Paróquia de Pires Ferreira. Os alicerces da capelas já estão sendo prontos. A comunidade pede suas orações e ajuda material para seguir a diante. A comunidade escolheu por padroeiro, Dom Bosco, patrono da juventude.

Notícia Postada em 02/09/2011 por: Pe. José Bonifácio Fonseca no site da paróquia.

sábado, 3 de setembro de 2011

Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia 2011 com o estudo do Livro do Êxodo .

Mês de Setembro para a nossa Igreja no Brasil já é, por uma bonita tradição, sinônimo de MÊS DA BÍBLIA. O grande São Jerônimo, presbítero e doutor, cuja memória celebramos no final do mês de setembro, dia 30, nos motivou desde o início e motiva ainda hoje para a dedicação do mês de setembro inteiro para ser o da Bíblia. Sabemos da importância do trabalho bíblico de São Jerônimo realizando a tradução da Vulgata; e sua frase é emblemática: “Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”.

Diocese de Juazeiro celebra padroeira com presença de Núncio Apostólico e Bispos do NE3 .



Juazeiro.nuncio
Milhares de fiéis lotaram a Praça Imaculada Conceição, em Juazeiro (BA), na última terça-feira, 30, para a missa de abertura do novenário de Nossa Senhora das Grotas, padroeira da diocese de Juazeiro (BA). A missa, que fez parte da programação de comemoração dos 50 anos da diocese, foi presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, e concelebrada por 25 bispos da Bahia e Sergipe (Regional Nordeste 3 da CNBB), além de um bispo pernambucano e outro do estado de SãoPaulo.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Paróquia de Pires Ferreira realiza Celebração de Investidura e Reinvestidura dos MESC

Padre Bonifácio, Pároco da Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da cidade de Pires Ferreira, foi o presidente da Celebração Eucarística de investidura (para os novatos) e reinvestidura (para quem já exercia o ministério) dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, neste domingo, dia 21 de agosto. Uma data marcante para a paróquia e justo no dia em que a Igreja celebrava, em sua liturgia, o Dogma da assunção de Nossa Senhora. 

domingo, 21 de agosto de 2011

Grandeza da humanidade é demonstrada na relação com quem sofre


"Uma sociedade que não consegue aceitar os que sofrem e não é capaz de contribuir, mediante a compaixão, para fazer com que o sofrimento seja compartilhado e assumido... é uma sociedade cruel e desumana", afirmou o Papa Bento XVI neste sábado, 20, na visita a Fundação São José de Madri, que realiza um trabalho de acolhimento a pessoas enfermas e com deficiência.

O Santo Padre destacou que a "grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento e com quem sofre", e que no rosto dessas pessoas também nos é oferecida a face de Cristo sofredor. "Desde que o Filho de Deus quis abraçar livremente a dor e a morte [na cruz, pela nossa redenção], a imagem de Deus é-nos oferecida também no rosto de quem padece".

"Comunicai aos outros a alegria da vossa fé", diz Papa aos jovens


Mais de um milhão e meio de jovens participaram da Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, na Espanha.

Com a expressão alegre, o Santo Padre afirmou que ficou edificado com o testemunho da juventude, que permaneceu firme com a chuva na vígilia de ontem e o sol forte deste domingo, 21.

Na homilia, o Santo Padre convidou os jovens a fortalecer a fé e colocar Cristo no centro de suas vidas, em comunhão com a Igreja. "Não se pode, sozinho, seguir Jesus. Quem cede à tentação de seguir 'por conta própria' ou de viver a fé segundo a mentalidade individualista, que predomina na sociedade, corre o risco de nunca encontrar Jesus Cristo, ou de acabar seguindo uma imagem falsa d’Ele".

Rio de Janeiro será a próxima sede da JMJ, anuncia Bento XVI


O Rio de Janeiro será a sede da Jornada Mundial da Juventude 2013! O anúncio oficial foi feito pelo Papa Bento XVI, ao fim da Missa de encerramento da JMJ Madri, neste domingo, 21.

A data prevista para o evento é de 23 a 28 de julho de 2013 e a expectativa é reunir mais de dois milhões de jovens peregrinos.

"Este é o maior evento da Igreja. Juntando o número de pessoas de uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, não dá a metade do que se dá numa Jornada Mundial da Juventude”, destaca o assessor da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio Costa Ribeiro.
Segundo Dom Antônio, a escolha do Papa pelo Brasil tem muito a ver com a esperança que o Santo Padre tem pela América Latina. “É uma demostração viva de como a Igreja se apoia muito nos países latino-americanos onde o carisma e a fé do povo católico são muito fortes”, destaca.


sábado, 20 de agosto de 2011

Professores devem fomentar a busca pela verdade, diz Bento XVI


O Papa Bento XVI pediu encarecidamente aos jovens professores das universidades espanholas que não percam o encanto pela verdade e não se esqueçam que o ensino não é simples transmissão de conteúdo, mas formação de jovens, a quem devem compreender e amar e ser para eles estímulo e fortaleza. O encontro do Pontífice com os jovens docentes se deu na Basílica de São Lorenço di el Escorial em Madri, na Espanha nesta sexta-feira, 19, como parte da programação da 26ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Inicia festa em preparação aos 200 anos do nascimento de Dom Bosco


Dom Bosco: Padroeiro do Marruás dos Paivas
 Começa nesta terça-feira, 16, o primeiro ano do triênio em comemoração ao bicentenário do nascimento de Dom Bosco, a ser celebrado em 16 de agosto de 2015.

A preparação, proposta pelo reitor-mor da congregação, padre Pascual Chavez, é marcada por um itinerário de três etapas. Cada uma pretende desenvolver um aspecto do carisma de Dom Bosco, o fundador dos salesianos.

O período, que se inicia hoje e vai até 15 de agosto do ano que vem, tem como tema o conhecimento da história de Dom Bosco e de seu contexto, sua figura, sua experiência de vida e suas opções. O segundo ano temático irá se debruçar sobre a pedagogia salesiana, o sistema preventivo de Dom Bosco e o terceiro vai refletir sobre a espiritualidade do santo da juventude.

Dom Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815 em Turim, na Italia. Foi o sacerdote fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales, conhecida por Salesianos. Foi  canonizado em 1934 e anos mais tarde, aclamado pelo Papa João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”. Desenvolveu a educação infantil e juvenil e o ensino profissional, sendo um dos criadores do sistema preventivo em educação. Seu dia é celebrado em 31 de janeiro.

A Comunidade
Canção Nova foi admitida oficialmente na Família Salesiana no dia 21 de janeiro 2009, durante a reunião do Conselho Geral dos Salesianos, em Roma. A notícia foi dada ao fundador desta comunidade católica, monsenhor Jonas Abib, pelo Reitor-Mor dos Salesianos, padre Pascual Chávez Villanueva.

Sobre os Salesianos

Os salesianos são uma organização internacional de pessoas dedicadas, em tempo integral, ao serviço dos jovens, especialmente os mais pobres e necessitados. Fundados por São João Bosco, um santo educador italiano do século 19, estão presentes em 128 países. Educação e evangelização estão no centro de sua missão. O projeto educativo-pastoral realizado por eles tem por objetivo a promoção integral da pessoa.

Sobre o Sistema preventivo

Com seu estilo educativo e a sua práxis pastoral, baseados na razão, na religião e na amabilidade esse sistema leva os adolescentes e os jovens à reflexão, ao encontro com Cristo e com os irmãos, à educação da fé e à sua celebração nos sacramentos, assim como ao compromisso apostólico, civil e profissional.

"Não vos envergonheis do Senhor", pede Bento XVI aos jovens

"Venho aqui para me encontrar com milhares de jovens de todo o mundo, católicos, interessados por Cristo ou à procura da verdade que dê sentido genuíno à sua existência", afirmou o Papa Bento XVI, nesta quinta-feira, 18, em sua chegada a Madri, na Espanha, para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011.

O Santo Padre agradeceu a hospitalidade de todos que acolheram esses jovens e afirmou que foi ao país para confirmar todos na fé e exortá-los "a encontrarem-se pessoalmente com Cristo Amigo e assim, radicados na sua Pessoa, converterem-se em seus fiéis seguidores e valorosas testemunhas".

"Não vos envergonheis do Senhor", disse Bento XVI. "Ele fez questão de fazer-se igual a nós e experimentar as nossas angústias para levá-las a Deus, e assim nos salvou", destacou.

A voz de Cristo é a única que não passa, reforça Bento XVI

Mais que ouvir a Palavra de Deus, é preciso colocá-la em prática. Em seu discurso na Festa de Acolhida dos Jovens na Praça de Cibeles, em Madri, na Espanha, nesta quinta-feira, 18, depois da passagem pela Porta de Alcalá, o Papa Bento XVI destacou que há palavras que servem apenas para entreter e passam como o vento; outras instruem, sob alguns aspectos, a mente; mas as Palavras de Jesus, ao invés, “têm de chegar ao coração, radicar-se nele e modelar a vida inteira”.“Sem isso, ficam estéreis e tornam-se efêmeras; não nos aproximam Dele. E, deste modo, Cristo continua distante, como uma voz entre muitas outras que nos rodeiam e às quais estamos habituados”, enfatizou.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Manifestação em Brasília pede aprovação do Estatuto do Nascituro

No dia 31 de agosto, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), será palco da 4ª Marcha Nacional da Cidadania pela Vida, que neste ano terá como tema “Quero viver! Você me ajuda?”. A marcha é uma iniciativa do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto.
O evento acontecerá às 15 horas e pedirá a aprovação do Estatuto do Nascituro (Projeto de Lei 478/2007) que tramita no Congresso Nacional.
“O Brasil já tem leis aprovadas como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso e já existe proposta para aprovar o Estatuto da Juventude. Chegou a hora de o país ter o seu Estatuto do Nascituro, que já foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família, mas precisa ser aprovado também por mais duas Comissões na Câmara dos Deputados”, diz um dos trechos do panfleto da 4ª Marcha Nacional, que convoca a população para a concentração em frente ao Museu Nacional.
A manifestação pretende ainda entregar 50 mil assinaturas ao Presidente da Câmara dos Deputados, pedindo a aprovação do Estatuto.

Papa fala sobre o dogma da Assunção de Maria

Este é um dia para admirar e louvar pelas grande coisas que o Onipotente por meio da Virgem Maria e pelas coisas que Ele operou nela, disse o Papa Bento XVI na solenidade de Assunção de Maria, celebrada nesta segunda-feira, 15.

Durante a homilia da Santa Missa realizada nesta manhã na paróquia pontifícia “Santo Tomás de Villanova, em Castel Gandolfo, o Papa destacou que Maria indica “um caminho e uma meta que podem e devem se tornar, de qualquer modo, o nosso mesmo caminho e a nossa mesma meta”.

sábado, 13 de agosto de 2011

Presença do Pai é fundamental para bom desenvolvimento da criança

"A presença do pai é importantíssima para o desenvolvimento geral da criança, tanto emocional, quanto físico, escolar, no dia a dia, e até no desenvolvimento espiritual", afirmou a psicoterapeuta Maria Antonia de Camargo Maia.

A especialista explica que a figura paterna é uma referência de segurança para a criança. "O pai passa a firmeza da estrutura familiar, ele é o grande alicerce da família, portanto é importante que os filhos presenciem e vivam com essa presença masculina (...)  [Isso] vai ajudá-los a ter segurança na vida. O pai que é ausente traz para a criança o medo, o pânico, o desespero e a falta de coragem de enfrentar alguns problemas".

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CNBB defende Reforma Política com participação da sociedade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, nesta quinta-feira, 11, uma nota sobre as denúncias de corrupção no governo. Os bispos manifestaram apoio à atuação de instituições do Estado na investigação das irregularidades; pediram a apuração dos fatos e punição dos culpados.
Assista à reportagem



Durante a reunião, os bispos também aprovaram a criação de uma campanha nacional, em parceria com a Cáritas do Brasil, para apoiar ações de combate à fome na África.

Igreja quer proteger a família para o bem da sociedade

A Igreja Católica sempre exaltou o valor da família para a construção de uma sociedade justa e equilibrada. Para o membro do Conselho Diretor da Pontifícia Academia para a Vida, orgão do Vaticano, Mounir Farag, a família é uma pequena igreja doméstica, assim como descrevia o Beato João Paulo II.

Na
Exortação Apostólica Familiaris Consortio, João Paulo II fala sobre o papel da família na sociedade e ela é descrita como a composição de um homem e uma mulher, assim como Deus a criou.

É nesta célula mãe da sociedade que uma pessoa aprende primeiramente o que é o amor. Este é o papel fundamental da família, antes de tudo, ensinar a amar. O membro do Vaticano recorda que existem ainda outros documentos escritos por João Paulo II como o
Mulieris Dignitatem, que fala da dignidade da mulher, e a Cartas às Famílias que abordam assuntos ligados a formação da família.

“Vemos em nosso tempo, coisas dolorosas e dramáticas, que colocam em risco este tipo de família: o individualismo, permissivismo, egoísmo, a exaltação do prazer (e o marketing encoraja isso), a sexualidade irresponsável , crises familiares, divórcio, aborto, carência educativas, etc. Estas são coisas que degradam a ética. Talvez essas coisas não feitas com uma má intenção, mas porque faltou uma instrução e informação”, salienta o Mounir Farag.

Mas ao mesmo tempo, o especialista destaca que existem muitos exemplos positivos em todo mundo, tanto por parte da Igreja, quanto pela sociedade, como movimentos à favor da família em diversas partes do mundo - Ásia, África, em países do oriente dentro da cultura árabe, muçulmana e africana - que colocam em destaque esta estrutura composta por um homem e uma mulher, assim como Deus a criou.

Porta-voz do Vaticano fala dos últimos preparativos para a JMJ

Na manhã desta sexta feira, 12, o porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, realizou um briefing aos jornalistas, na Sala de Imprensa da Santa Sé, onde trouxe mais detalhes sobre o programa de viagem do Papa Bento XVI, por ocasião da 23ª Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 16 a 21 de agosto em Madri, na Espanha.

Lombardi enfatizou que "o coração da visita é o encontro do Papa com os jovens diante da cruz de Cristo", já que, o tema do encontro,"Enraizados e fundamentados em Cristo e firmes na fé", conduz a este propósito.

sábado, 30 de julho de 2011

90% dos peregrinos acreditam que JMJ mudou suas vidas

Nove de cada dez peregrinos consideram que as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) mudaram ou estão mudando suas vidas e mais de 90% afirma que seu motivo para ir à JMJ Madri é ter uma nova experiência e difundir a mensagem de Jesus Cristo.

Foi o que assinalou uma pesquisa realizada pelo Gabinete de Análise Demoscópico (Gad) entre os assinantes da newsletter da Jornada.

Além disso, a sondagem mostra que 88% se inscreveu na JMJ para estar com pessoas que pensam como eles e quase 87% dos jovens, para conhecer outras pessoas. Entre outras razões, também destacam 'contribuir a melhorar a sociedade' (81,7%), 'descobrir o sentido de sua vida' (78,9%) ou 'visitar e conhecer a Espanha' (67,4%).

JMJ 2011: conheça os cenários que tomarão conta de Madri

A poucas semanas do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, o arquiteto e projetista dos cenários que acolherão os encontros do Papa com os jovens na Plaza de Cibeles e no Aeródromo de Cuatro Vientos, Ignacio Vicens, apresentou algumas simulações de suas criações.

"Os cenários da JMJ serão jovens, alegres e modernos. Perseguem um objetivo-chave: destacar a presença do Papa entre mais de um milhão de jovens que se esperam em Madrid. Será uma arquitetura simples, com montagem e desmontagem rápida, bem como econômica e baseada em sistemas modulares", destacou Vicens.

As superfícies dos dois cenários serão brancas, com a possibilidade de se fazer projeções e jogos de luz. "No caso de Cibeles, tentamos respeitar o marco da Praça, com o
Palacio de Correos ao fundo; no caso do Aeródromo de Cuatro Vientos, criamos um espaço único: uma espécie de superfície de 200 metros com uma grande montanha onde ficará o Santo Padre, debaixo da sombra de uma árvore metálica e com outros relevos onde ficarão jovens, o Coro e a Orquestra da Jornada Mundial", explicou.

O arquiteto também desenhou os 200 confessionários que ficarão no Parque del Retiro e que têm o desenho das velas de um barco. Ali, os jovens poderão se confessar em mais de 30 idiomas. O próprio Santo Padre administrará a confissão a alguns jovens.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Qual a importância de formar uma família nos moldes tradicionais?

Qual é o verdadeiro sentido do Matrimônio? Qual a importância de se formar uma família nos moldes tradicionais? Assuntos para o comentário do presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Cuiabá (MT), Padre Paulo Ricardo.

Assista

"Pobreza de amor é raiz de todo problema humano", diz Bento XVI

O Papa Bento XVI enviou ao Prepósito Geral da Ordem dos Clérigos Regulares Somascos, padre Franco Moscone, uma mensagem por ocasião do Jubileu dos 500 anos da libertação do cárcere do fundador da Ordem, São Jerônimo Emiliano.

"O exemplo luminoso de São Jerônimo Emiliano, definido pelo
Beato João Paulo II 'leigo animador de leigos', ajude a levarmos no coração toda a pobreza da nossa juventude, moral, física, existencial e, antes de tudo, a pobreza de amor, raiz de todo sério problema humano", disse.

Devido a acontecimentos familiares, São Jerônimo havia se tornado tutor de todos os seus netos órfãos. Foi assim que amadureceu a ideia de que a juventude, sobretudo aquela desfavorecida, não pode nunca ser deixada sozinha. "Para crescer sadia, é preciso um requisito essencial: o amor", escreve o Papa.

O carisma dos Somascos – a atenção à juventude e à sua educação humana e cristã – continua a ser compromisso da Igreja em todo o tempo e lugar. "É necessário que o crescimento das novas gerações seja alimentado não somente por noções culturais e técnicas, mas sobretudo pelo amor, que vence o individualismo e o egoísmo e torna os homens atentos às necessidades de cada irmão e irmã", indica Bento XVI.

Por fim, o Pontífice recorda que a Igreja do século XVI estava dividida pelo cisma protestante e á procura de uma séria reforma também no seu interior, capaz de oferecer novamente a santidade.

"O testemunho dos santos diz que é preciso confiar somente em Deus: as provações, de fato, tanto em nível pessoal quanto institucional, servem para aumentar a fé. Deus tem os seus planos, também quando nós não conseguimos compreender as suas disposições".

As celebrações do Ano Jubilar serão abertas em Veneza, em 25 de setembro, com a Missa na Basílica de São Marcos. Ao longo de um ano, haverá congressos históricos dedicados à figura e á espiritualidade do santo. O encerramento oficial do Ano acontece em Somasca, em 30 de setembro de 2012.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ao encontro do Senhor

Pelo terceiro domingo consecutivo, a liturgia nos dá uma página de parábolas. Jesus usa as parábolas para facilitar a compreensão do mistério de Deus. Usando imagens conhecidas para aqueles que o escutam, o Senhor mostra sua capacidade comunicativa e a sua vontade. Necessitamos de estar sempre aprendendo a falar com palavras simples e compreensíveis os profundos mistérios da nossa salvação!
A alegria é o primeiro tesouro que o tesouro oferece. Deus nos seduz ainda porque fala a linguagem da alegria, que move, apressa, faz decidir: "todo homem segue a estrada em que seu coração lhe diz que ele vai encontrar a felicidade". A alegria é um sintoma, é o sinal de que se está caminhando na estrada justa. Nós caminhamos apaixonadamente pela descoberta de tesouros (onde está o teu tesouro, para lá corre feliz o teu coração); avançamos porque estamos enamorados e é pela alegria que alcançamos aquilo que buscávamos. Vive, verdadeiramente, quem se move na direção daquilo que ama, por uma paixão, e a paixão  brota de uma beleza, de ter visto a beleza de Cristo, a vida bem-aventurada do Evangelho.
Mas o dom deve ser acolhido, à descoberta, deve responder o compromisso: o agricultor e o comerciante vendem tudo, mas para ganhar tudo. Deixam muito, mas para ter tudo. Não perdem nada, investem. Éo apelo do Beato João Paulo II e do Papa Bento XVI chamando-nos a acolher Cristo e escancarar os nossos corações pra acolher aquele que não nos tira nada, mas nos dá tudo. Os cristãos possuem um tesouro de esperança, de luz, do céu, do coração, de Deus. Tesouro e pérola que devem ser Cristo para nós, e segui-lO é o que de melhor podemos empreender na vida.
Tesouro e pérolas são nomes que damos para nossos encontros com Deus. Com suas cargas de afeto e de alegria, com a energia avassaladora, com o futuro que abrem, se dirigem para nós, um pouco agricultores e um pouco comerciantes, e nos perguntam: mas Deus, para você, é um tesouro ou apenas um dever? É uma pérola ou uma obrigação?
É tesouro, porque o Evangelho não é simples mortificação, mas expansão de vida; o cristianismo não é somente sacrifício e renúncia, mas oferta de solidariedade que faz florescer incansavelmente a rosa no mundo, a rosa da alegria de viver, porque encontrou o verdadeiro tesouro a verdadeira pérola.

Bento XVI em férias: saiba mais sobre o dia a dia do Papa

Todos os anos, entre meados de julho até fim de setembro, a pequena cidade italiana de Castel Gandolfo, com exatos 8.834 habitantes, localizada a 30 quilômetros de Roma, aguarda a chegada de um hóspede ilustre: o Papa.

Castel Gandolfo possui vários pontos turísticos, mas nada consegue atrair tanta gente neste período como a oração mariana do
Angelus, aos domingos, que não é suspensa mesmo durante as férias do Pontífice.

Mas o que o Papa faz exatamente durante os dois meses de repouso? Será que as férias de
Bento XVI são iguais às de todo mundo? Essas são perguntas que surgem a todo momento. Para chegar às respostas, é preciso levar em conta que o Santo Padre é um grande teólogo e, portanto, um grande estudioso. Prova disso é que todos os volumes da obra Jesus de Nazaré foram escritos ou concluídos justamente nesse período.

Outro detalhe que também pode suprir um pouco da "curiosidade geral" é que a vida de um Papa nunca para, mesmo durante um longo período de descanso. A Igreja nunca entra de férias.

"Durante este tempo, existem situações referentes à atualidade da Igreja. Sendo assim, os colaboradores da Santa Sé o procuram para pedir orientações e apresentar documentos. Esse tempo deveria ser de repouso, mas não é somente de repouso”, explica o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, em entrevista exclusiva ao noticias.cancaonova.com.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Papa nomeia membros para Pontifícia Comissão para América Latina

Nicole Melhado


O Papa Bento XVI nomeou nesta terça-feira, 19, novos membros para a Pontifícia Comissão para a América Latina.

Dom Marcelo Sánchez Sorondo, Bispo titular de Vescovio e chanceler das Pontifícias Academias das Ciências e das Ciências Sociais, foi nomeado como novo conselheiro.

O bispo brasileiro e prefeito emérito da
Congregação para o Clero, Cardeal Dom Cláudio Hummes, foi nomeado membro desta Pontifícia Comissão.

E os Cardeais Francisco Javier Errázuriz Ossa, Arcebispos Emérito de Santiago do Chile; Julio Terrazas Sandoval, Arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, da Bolívia; Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa, de Honduras e Juan Luis Cipriani Thorne, Arcebispo de Lima, no Perú, também foram nomeados membros da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Georg Ratzinger lança livro sobre a vida privada de Bento XVI

Mirticeli Medeiros

O irmão do Papa Bento XVI, monsenhor Georg Ratzinger, de 87 anos, lançará, em 12 de setembro deste ano, o livro  “Meu irmão, o Papa” (Mein Bruder, der Papst). A obra trará algumas peculiaridades da vida do Papa alemão que assumiu a Sé Apostólica em abril de 2005.

Em 256 páginas de conteúdo, o livro abordará o relacionamento entre os irmãos Ratzinger, que foram ordenados juntos em 29 de junho de 1951, bem como relatos da vida privada do chefe da Igreja Católica.

O editor da biografia foi o historiador Michael Hesemann que através de várias entrevistas com Georg Ratzinger pôde reunir aspectos particulares da vida de Joseph Ratzinger. “Desde a sua infância Bento XVI traz um desejo profundo de servir a igreja”, destacou o editor.

Encarando a verdade para o bem-estar

“O stress é causado em parte por relacionamentos humanos mal resolvidos. Se melhorarmos a capacidade de nos relacionar, teremos menos brigas, menos stress e, consequentemente, menos processos e pessoas doentes”, diz o italiano Piero Massimo Forni. Professor da Universidade Johns Hopkins e um dos maiores especialistas mundiais no estudo da civilidade.
Se fala muito sem dizer nada.
Se vê muito sem enxergar nada.
Se ouve muito sem escutar nada.
Se beija muito sem sentir nenhum cheiro.
Se abraça muito sem sentir calor.
Se anda muito sem chegar a nenhum lugar.
Se junta muito sem estar ao lado.
Se deseja muito sem nada oferecer.
Se presenteia muito sem nenhum coração.
Se critica muito sem nenhum elogio.
Se ira muito sem nenhum equilíbrio.
Se odeia muito e muito sem nenhum amor.
Se exigir muito sem nenhuma obediência.
Se mente muito sem nenhum medo da verdade.
Se sonha muito sem nenhum pensamento realizável.
Se propaga muito a fé em Deus sem nenhuma prática evangélica.
Se diz e escreve muito sobre a felicidade e sem nenhum prazer de viver.
Se promove muito a paz e sem nada fazer contra a indústria bélica.
Se fala muito em respeito pela vida e sem nenhum temor de matar.
Se legisla muito e sem nenhum fim da impunidade.
Se confia muito na justiça e sem nenhum término a corrupção.

 “Quanto aos homens maus e impostores, eles progredirão no mal, enganado e sendo enganados. Tu, porém, permaneceu firme naquilo que aprendeste como certo; tu sabes de quem o aprendeste. Desde a tua infância conheces as sagradas letras; elas têm o poder de comunicar-te a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus”, escreve para o jovem bispo Timóteo, São Paulo Apóstolo, Doutor e Missionário da Igreja Primitiva (2 Tm 3, 13-15).
Encarar a verdade para derrubar as barreiras da hipocrisia; tirar as máscaras; se libertar da maldade e praticar a caridade; buscar a sabedoria celestial para eliminar a boçalidade e viver com qualidade de vida: física, emocional e espiritual. Trabalhar incansavelmente pela civilização do amor. Tudo em prol da verdade pela paz e felicidade de todos.
“A verdade de Cristo é o fundamento para o bem-estar individual e social.”


Pe. Inácio José do Vale
Escritor e Conferencista
Professor de História da Igreja
Especialista em Ciência Social da Religião

sábado, 16 de julho de 2011

Jovens aprendem e podem ensinar sobre a comunicação

Nova geração. Estes foram os termos mais debatidos na manhã deste sábado, 16, no 1º Seminário de Comunicação para Bispos do Brasil, no Rio de Janeiro. Para o consultor educacional, Ricardo Chaves Quaresma, as últimas décadas, mergulhadas na tecnologia, podem ter deformado o caráter de muitos jovens, em detrimento das outras gerações.

“Houve uma não-formação do senso crítico, os laços familiares foram quebrados e gerou uma absorção de conteúdo de forma errada. As pessoas absorvem qualquer conteúdo na internet”, alerta.

Ricardo Quaresma recorda as palavras do Papa Bento XVI, na
mensagem do 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O Santo Padre mostrou preocupação com os perfis falsos, com mentiras que circulam na internet e que podem causar grandes prejuízos à humanidade. E pediu mais verdade e dignidade nos meios de comunicação. Concebido pelos estudiosos, o conceito da "Geração Y" nasce de uma nova sociedade.

“São os jovens de hoje, com  20, 25 anos, que cresceram com a cultura midiática. Se antes os meios de comunicação, como jornais, rádio, TVs, pertenciam a um grupo de pessoas, hoje a internet pertence a todos”, explica Padre Gildásio Mendes, filósofo e diretor da Universidade Católica Dom Bosco. Por isso, uma nova sociedade desperta, cheia de questionamentos, em meio a tanto volume de informações e tende a mudar seu comportamento e o futuro.

Fonte: Canção Nova Notícias

sexta-feira, 15 de julho de 2011

México: díficil missão da Pastoral Carcerária

A Pastoral Carcerária da Conferência Episcopal Mexicana (CEM) anunciou que o trabalho dos agentes pastorais católicos nas prisões do país está cada vez mais difícil por causa da perigosa situação nos cárceres.
Segundo os bispos, os agentes da Pastoral Carcerária denunciaram corrupção, tortura, superlotação e maus-tratos perpetrados nas prisões e depois foram impedidos pelas autoridades de continuarem seus trabalhos nos cárceres.
A Igreja Católica mexicana trabalha em 482 das 489 prisões no país, onde vivem mais de 220 mil detentos. Cerca 4 mil agentes pastorais visitam as prisões mexicanas pelo menos uma vez por semana.

Bispo destaca importância dos meios de comunicação para a missão

A Missão Continental na perspectiva da comunicação foi a conferência proferida pelo bispo mexicano, dom Guillermo Ortiz Mondragón, na manhã desta quinta-feira, terceiro dia do Seminário de Comunicação para Bispos do Brasil (SECOBB).
Dom Guillermo defendeu que a comunicação vai além de informação. “Cometemos um grave erro quando nos limitamos à informação”, disse. Para ele há a necessidade de uma “comunicação-diálogo”. “O diálogo supõe expressar, escutar, clarear, compreender, aprofundar, decidir”, esclareceu.
Ele considerou importante o uso dos meios de comunicação para a missão. “Os meios podem construir, criar redes e propiciar o diálogo para a comunhão, para a reconciliação e a paz. São, a partir desta perspectiva, instrumentos de evangelização e de promoção do Reino”, acentuou.

JMJ 2011: falta um mês para encontro com o Papa


JMJ 2011 acontece na capital espanhola e tem como tema ''Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé''
A contagem regressiva para a celebração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011 avança a passos largos. A partir deste sábado, 16, falta exatamente um mês para o evento que acontece em Madri, capital espanhola, entre os dias 16 e 21 de agosto.

Será uma oportunidade única para os jovens católicos do mundo todo estarem em contato com o Papa Bento XVI e a riqueza dos ensinamentos de seu magistério e da Igreja.

O Brasil está na lista dos 10 países com maior número de inscritos para o evento. Já são mais de 14 mil jovens brasileiros confirmados, além de 61 bispos do país. Para se ter uma ideia, serão necessários cerca de 73 aviões para levar todos esses participantes para Madri. Quase 100% das dioceses brasileiras estarão representadas na Jornada.

No total, passa de 415 mil o número de inscritos de 182 países, um recorde na história das edições das JMJ, que acontece desde 1985.

Segundo o assessor da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio Costa Ribeiro, essa participação maciça é reflexo do trabalho de evangelização feito com a juventude no Brasil. “Temos ao todo, hoje, quase 60 expressões nacionais que participam ativamente da Comissão para a Juventude na CNBB. Nunca levamos mais do que 3 ou 4 mil jovens a uma JMJ. Agora, já temos mais do que o triplo de inscritos. E queremos passar dos 15 mil”, ressalta.

FESTA DA PADROEIRA DE PIRES FERREIRA TERÁ INÍCIO DIA 21/07

Na próxima quinta feira, dia 21, às 19:00 horas, acontecerá o início da festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Pires Ferreira. Este dia marca o 2º ano de existência da paróquia. Os fiéis de todas as comunidades estarão reunidos, às 18:00 horas, em frente ao hospital municipal, para juntos deslocarem-se até a Matriz, onde haverá a Celebração Eucarística. A tradicional festa realizar-se-á dos dias 21 a 31, sempre com a Santa Missa, às 19:00 horas.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

IGREJA MATRIZ DE PIRES FERREIRA REALIZA BINGÃO

Acontecerá dia 31 de julho de 2011, na Praça da Matriz, após a Missa de encerramento da festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que terá início as 19:00 horas, um bingo em prol da reforma da Igreja Matriz, com a seguinte premiação:

1º Prêmio: Ar condicionado Split
2º Prêmio: Fogão de 04 bocas
3º Prêmio: Uma Câmera Digital
4º Prêmio: Um Garrote.

A cartela custa R$ 5,00. Sorteio eletrônico, com transmissão ao vivo pela rádio Catedral FM.  

Padre Bonifácio inicia evangelização através dos meios de comunicação

Pe. Bonifácio, pároco da Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da cidade de Pires Ferreira, está realizando um programa de evangelização através da rádio popular FM, do distrito de Otavilândia. O referido programa acontece de terça a sexta feira, das 11:00 às 12:00 horas. Levando a palavra e as bençãos de Deus a todos os lares, além de uma ótima oportunidade para os fiéis permanecerem atualizados em relação aos acontecimentos da paróquia.  Visite:
 RÁDIO:  http://www.popularfmdeotavilandia_.com.br/  PARÓQUIA:  http://www.paroquiadepiresferreira.com.br/