quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Santa Sé dá indicações sobre o Ano do Fé

A Santa Sé divulgou nesta quinta-feira, 5, um comunicado que antecipa o conteúdo da Nota que dá indicações sobre Ano da Fé, instituído pelo Papa Bento XVI por meio da Carta Apostólica Porta fidei.
O Ano da Fé terá início em 11 de outubro de 2012, dia em que se comemora 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará em 24 de novembro de 2013, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo.
“Com a promulgação de tal Ano, o Santo Padre tem a intenção de colocar ao centro das atenções eclesiais aquilo que desde o início de seu Pontificado, lhe está mais ao coração: o encontro com Jesus Cristo e a beleza da fé Nele. Por outro lado, a Igreja está bem ciente dos problemas que hoje a fé deve enfrentar e sente quanto é atual a pergunta que Jesus mesmo fez: ‘Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?’ (Lc 18, 8)”, destaca o comunicado publicado nesta quinta-feira pela Santa Sé.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Missa no Pará lembra os dois anos do falecimento de zilda Arns

A cidade de Belém (PA) vai recordar no próximo dia 12 de janeiro os dois anos do falecimento da fundadora das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, doutora Zilda Arns. O evento será marcado por uma missa celebrada na Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré.
A médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns viveu para defender e promover as crianças, gestantes e idosos, construir uma sociedade mais justa, fraterna, com menos doenças e sofrimento humano. Doutora Zilda morreu após fazer um pronunciamento sobre como salvar vidas com medidas simples, educativas e preventivas. Lá no Haiti discutia com as autoridades locais a implantação da Pastoral da Criança, para combater o grande índice de desnutrição e mortalidade infantil.
Zilda Arns marcou história no Brasil e no mundo por salvar a vida de milhares de crianças famintas. Por seu trabalho na área social, recebeu condecorações tais como: Woodrow Wilson, da Woodrow Wilson Fundation, em 2007; o Opus Prize, da Opus Prize Foundation (EUA), pelo inovador programa de saúde pública que ajuda a milhares de famílias carentes, em 2006; Heroína da Saúde Pública das Américas (OPAS/2002); 1º Prêmio Direitos Humanos (USP/2000); Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança (Unicef/1988); Prêmio Humanitário (Lions Club Internacional/1997); Prêmio Internacional em Administração Sanitária (OPAS/ 1994); títulos de Doutor Honoris Causa das Universidades: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade do Extremo-Sul Catarinense de Criciúma, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Sul de Santa Catarina. Dra. Zilda é Cidadã Honorária de 10 estados e 35 municípios; e foi homenageada por diversas outras Instituições, Universidades, Governos e Empresas. Ela foi indicada três vezes ao Nobel da Paz

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Papa em Cuba: visita é aguardada com expectativa, diz Cardeal

Já estão a todo o vapor os preparativos para a visita que Bento XVI fará a Cuba e ao México entre os dias 23 e 28 de março.

Os episcopados locais já
anunciaram o programa da visita. Mas como a notícia foi acolhida em Cuba?

"Foi uma grande alegria. É um evento muito esperado. O México é um grande país, emblemático para toda a América latina, e Suba encontra-se no trajeto desta viagem. O Papa já estava convidado há muito tempo, desde a
visita do Cardeal Bertone a Cuba, em um momento que coincidia com a tomada de posse do novo presidente, Raúl Castro, que, naquela ocasião, convidou calorosamente o Papa, de modo insistente, para que viesse a Cuba. Estávamos cheios de esperança e o próprio Papa, quando eu lhe falei desse convite, disse-me que carregava no coração este desejo de vir a Cuba", explica o Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega, em entrevista ao canal italiano da Rádio Vaticano.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Confira as Intenções de Oração do Papa para o mês de janeiro

As intenções de oração do Papa Bento XVI para o mês de janeiro têm o foco nas vítimas de desastres naturais e no compromisso dos cristãos na promoção da paz.

Como intenção geral, o Santo Padre pede "para que as vítimas dos desastres naturais recebam o conforto espiritual e material necessário para reconstruir a própria vida"
. Na intenção missionária, Bento XVI reza "para que o compromisso dos cristãos em favor da paz seja ocasião para testemunhar o nome de Cristo a todos os homens de boa vontade
".

Todos os meses, o Pontífice confia suas intenções ao Apostolado da Oração, uma iniciativa que é seguida por milhões de pessoas em todo mundo.

Em 2012, o mais importante é voltar sua vida para Cristo

Na última Missa celebrada em 2011, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, destacou aos fiéis presentes que a vida de cada um deve convergir para Cristo e por Ele caminhar no dia a dia.
Dom Orani ressaltou que o Ano Novo é como se fosse um livro em branco e fazer com que 2012 seja bom é um mérito individual. "O ano não é bom ou ruim, depende de como nós o fazemos, de como vamos trabalhar para que possamos escrever bem cada dia desse novo ano. Quem anuncia a paz é Jesus Cristo e cabe a cada um de nós descobrirmos o caminho para anunciar essa paz", disse.

Nada substitui o nosso testemunho. Por mais que nós façamos não há nada que substitua o nosso testemunho de vida. Ao voltar para as nossas casas, somos chamados a dizer o quanto Deus nos ama e o quanto é importante que nós sejamos testemunhas de Cristo em nossas capelas, nossas paróquias. Em 2012 ainda não sabemos o que vai acontecer, mas sabemos que Deus nos espera nele. O ano de 2012 também é um ano decisivo para a Jornada Mundial da Juventude, para nos prepararmos ainda mais, para que em 2013 esteja tudo pronto", reforçou.